Um final de semana em Edimburgo com seu cachorro [Parte 3] – Roteiro de Domingo

Sábado acabou perfeito, como falei no post anterior. Edimburgo, com certeza, será uma daquelas cidades que vamos querer visitar na primavera. Digo isso porque deixamos de fazer algumas coisas por causa do frio.

Nesse ultimo post vou contar sobre o que fizemos no domingo, mas você vai perceber que muitos lugares vai ser só um comentário e uma foto por fora. Quando faz-se a opção de ter um cachorro, é importante lembrar que você vai ter parte da sua vida dedicada a ele. Isso significa que algumas coisas você deixará de fazer. Ou melhor, quando viaja-se com cachorros há duas opções: 1) deixar ele no hotel enquanto você faz passeios que não permitem cachorros  (tipo entrar em museus ou castelos); 2) dividir o roteiro em dois. Bom, eu não deixo meu cachorro no hotel o dia todo nem pensar, mas na verdade, se não estivesse tão frio, iríamos fazer a segunda opção; todavia, o frio era tanto, que optamos para deixar algumas atrações para uma próxima.

Nosso roteiro de Domingo

1 – Princes Street Gardens + Scott Monument 

É nessa rua, super próxima ao nosso hotel, que começamos nosso roteiro. Logo que você atravessa a rua já tem uma praça super charmosa com um monumento gigantesco. O Scott Monument é o maior monumento já erguido no mundo para homenagear um escritor. No caso o nome que parece ser destinado a uma homenagem à Escócia, é na verdade uma referência à Sir Walter Scott. O monumento começou a ser construído em 1840, seis anos depois da sua morte.

2 – Scottish National Gallery

As Galerias da Escócia sediadas em Edimburgo são dividias em três: a Nacional, a Moderna, e a de Retratos. Como você pode ver no screenshot tirado do site oficial das galerias (clique aqui), elas não são no mesmo prédio. Se você estiver com vontade de visitar museus, e vai passar somente um final de semana em Edimburgo, sugiro escolher apenas 1 (e olha lá). Dois dias passam rápido, e você tem que saber otimizar seu tempo.

A galeria está lá desde 1859 e a entrada é gratuita! Adoro coisas antigas! Nem preciso dizer que amo coisas FOR FREE! Infelizmente, com o pouco tempo, nós apenas passamos na frente. O lugar é muito bonito! Com certeza, se eu morasse em Edimburgo seria onde passaria algumas tardes pegando um solzinho sentada nos bancos. Pensa na pessoa velha! Falta só o baralho ou o dominó pra me sentir em Floripa jogando com os “tios” da Praça da Figueira! (piada pra quem é de Florianópolis ou passou por lá).

3 – St. Gile´s Cathedral (Catedral de Santo Egídio)

A tradução para o português faz perder um pouco o charme dessa catedral. Apesar de estar no roteiro de Domingo, nós passamos na frente dela somente no sábado. Na correria do Domingo esquecemos de entrar! Depois quando fui ver as fotos pela internet, vi que o que perdemos! Ela é absurdamente linda, na minha opinião, e vale com certeza uma visita.

A entrada nessa Catedral também é de graça.  O nome vem do Santo Padroeiro de Edimburgo, Santo Egídio (St. Giles). Apesar de já ter sido reformada algumas vezes, parte original é datada de 1200!

Olhando para esta foto, ao lado esquerdo (não da pra ver na foto), nós encontramos outra estátua. Nesse ponto, que eu não sei o nome, ao longo do dia ficam músicos que tocam a famosa Gaita de Fole. Demos umas gorjetas pra eles e aproveitamos pra tirar uma foto do clássico instrumento musical, mas também deles vestidos com a tradicional roupa escocesa.

4 – The Scotch Whisky Experience

Bom, pra quem me conhece sabe que passar pelo The Scotch Whisky Experience não foi ideia minha. Não bebo whisky, acho um gosto e um cheio de produto de limpeza de banheiro! kkk No entanto, meu marido adora! Enfim, apesar dele não conseguir fazer um tour que esse local oferece, passamos lá para conferir o local.

Se você for para o Castelo de Edimburgo, não tem como não achar o local. Na subida, à sua esquerda, você vai ver uma entradinha com o nome “The Scotch Whisky Experience”! As fotos abaixo dão uma noção da quantidade de whisky que eles oferecem. Na verdade, segundo o site, são quase 4 mil garrafas!

O que achou? Muitas né? Agora vem a surpresa! Sabe quem era o dono anterior de toda essa coleção? Ninguém mais, ninguém menos, que um BRASILEIRO! Sim minha gente! Claive Vidiz é nome do brasileiro que durante 35 anos aglomerou esse número absurdo de whisky. Foi em 2008 que ele vendeu para a empresa Diageo (dona da Smirnoff e da Johnnie Walker, por exemplo). A coleção é surpreendente, e se você curte essa bebida pode aproveitar e participar de um dos tours oferecido no local. Os preços vão de £14.50 em um tour de 50 minutos, até £65 em um  que dura 3 horas. Você pode conferir com mais detalhes aqui.

Ah, achei legal uma matéria em que o Claive diz que vendeu a coleção para ser exposta na Escócia porque “o bom filho a casa torna”. Achei demais!

5 – Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo é algo surreal. Não tanto pelo tamanho, mas pela localização. O negócio todo fica em cima de uma pedra. Dando a volta no castelo pela rua debaixo, você consegue ter uma noção do que eu estou falando.

Assim como a grande maioria dos Castelos por aqui, esse castelo também foi construído por partes. Segundo o site www.visitscotland.com , a parte mais antiga foi construída pelo século 12!

Não entramos no castelo. O que aconteceu: estava muito frio e nós não tínhamos comprado o ticket (custa £16.50, mais informações aqui). Optamos por deixar essa atração para a próxima passagem pela cidade, até para ficar com aquele gostinho de “ainda falta conhecer”.

6 – Almoço no Bert´s Bar

Já era hora do almoço e seguimos para o Bert´s Bar. O lugar fica em uma rua super tranquila de Edimburgo e por volta de 20 minutos a pé do Castelo.

Meu pequeno pônei foi recepcionado com dois biscoitinhos e um pote de água. Além de ser um pub pet-friendly, eles servem uma excelente comida típica, em um local super aconchegante.

7 – Passeio por Dean Village

O último ponto do nosso roteiro era o Dean Village. Meu marido tinha visto na internet essa vila super charmosa e resolvemos dar um pulo por lá. Realmente valeu a pena. O Water of Leith traz uma beleza e tranquilidade ainda maior para o lugar.Esse rio abraça toda a parte sul dessa Vila, que foi onde nós passamos.

Fica uma dica de louco por aqui. No meio da caminhada pelo Dean Village me deu uma vontade absurda de fazer xixi. E agora? Simplesmente não tinha NADA de loja por ali. Fiquei me segurando, praticamente rezando para não mijar nas calças! ahahha Até que uma luz veio e achamos o The Caffeine Dip. Fica a dica caso você passe pela mesma situação hahaha Sinceramente eu acho que acontece com várias pessoas, porque no café já está escrito logo na entrada “o uso do banheiro é somente para clientes”. Quando uma loja escreve isso, é porque teve gente passando por ali pedindo somente para usar o banheiro. EU!

Ao voltar para o Hotel nos deparamos com essa feirinha de rua super simpática. Como era final do dia, e domingo, não tinha muita mercadoria. De qualquer forma, achei as luzes e o local super fofo.

Nosso dia terminou conosco passando no hotel para pegar as malas, e indo para a estação. A dica final é: se o eu trem for chegar 1 da manhã como o nosso, agende um taxi antes. O que acontece é que nesse horário a estação de metro na King´s Cross já estará fechada, e sua opção será somente ônibus e taxi. Caso você não reserve um taxi (ligando na hora que chegar ou antes), você vai acabar pegando os taxis ali da rua que são bem mais caros.

Até mais!

LeNa 😉

Anúncios

4 Respostas para “Um final de semana em Edimburgo com seu cachorro [Parte 3] – Roteiro de Domingo

  1. Olá Lena, tudo bem?Perdi meu celular no sàbado. Comprei outro, mas estou sem o whasapp, pois o aparelho nao aceita o chip do Brasil que é antigo.Nao tenho seu contato de Messenger. Estou me comunicando por este meio.Abraço, Cristina

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s