Como trazer seu cão para o Reino Unido na cabine [Parte 1]

** Este post era originalmente 1 só, mas resolvi dividir pra facilitar a leitura. Então se tiver escrito algo do tipo “como eu comentei em cima” ou “Como acabei de falar”, não repara! =) Enjoy!

ATUALIZADO EM 6 DE MARÇO DE 2016 – ATENÇÃO!

O Centro de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo, o único laboratório certificado pelo Reino Unido para fazer a sorologia da raiva, está com o serviço TEMPORARIAMENTE SUSPENSO!!

Acompanhe o site oficial deles (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/lab_zoonoses/index.php?p=5784) para saber se você poderá fazer a sorologia antes de começar todo o processo que comento abaixo. Aconselho também a fazer uma ligação para eles e ter a notícia atualizada!

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

COMO TRAZER SEU CÃO PARA O REINO UNIDO NA CABINE

PARTE 1 – DOCUMENTAÇÃO NO BRASIL

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Hoje o post é todo dedicado àqueles que querem viajar ou trazer seu cãozinho para o Reino Unido, mas não consideram a possibilidade de levá-lo no bagageiro do avião.

Quando descobri que tinha sido aprovada para fazer meu doutorado em Londres, logo pensei: “Como eu vou ficar durante 3-4 anos sem meu cachorro de quase 10 anos!?”. Óbvio que nem cogitei a possibilidade de ele não vir comigo. Quando se tem um filho, quer dizer um cão, não se abandona! Tudo bem que não é sempre que podemos levar nosso amigos para todos os lados, mas na impossibilidade, deixamos eles o mais próximo, certo?

Se você quer trazer seu cachorro na sua viagem, ou se vem morar no Reino Unido e quer trazer seu animal para ser um Lord Inglês, abaixo estão todas as informações possíveis que você vai precisar. Você tem basicamente duas opções:

  1. Trazer seu cão diretamente para o Reino Unido (no babageiro): essa opção é com a menos etapas, e talvez o que vai lhe dar menos dor de cabeça (ou não!). Todavia, essa é uma opção que não cogitei. Se eu não vou no bagageiro, por que meu cão vai? Ele não é uma mala! Na verdade eles não vão junto com as malas, e sim num compartimento especial que tem a mesma pressão e temperatura da cabine.
  2. Trazer seu cão via França (na cabine): foi essa a opção que optei. Ela tem inúmeras etapas, mas todas são facilmente resolvidas com muita organização.

Os passos abaixo são para qualquer uma das opções acima, porém uma coisa que você, que quer levar seu cão no bagageiro, precisa cogitar é a contratação da empresa que vai fazer o transporte do animal (cia área de carga) ou decidir se ele vai no mesmo voô que você. Clicando aqui você pode conferir o pdf disponibilizado pelo Gov.uk das linhas aprovadas para o tranporte direto. Além disto, os blogs (que estão no final do post) que eu li antes da preparação são quase todos de pessoas que utilizaram a primeira opção (bagageiro).

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

4 MESES ANTES…

  • Certifique-se que o animal está saudável: Faça um check-up completo e se precisar mande higienizar os dentes para evitar infecções. Eu tive que mandar fazer uma limpeza nos dentes do meu cachorro, e descobri que ele estava com um abscesso! No fim teve que tirar o dente e demorou mais de 1 mês pra fechar o buraquinho.
  • Compra de passagens: Caso já saiba o dia que vai viajar de avião, você pode comprar as passagens antecipadamente para pagar mais barato, o quanto antes comprar melhor. As dicas de como comprar a passagem para você e deixar reservado para o seu animal, se encontram no subitem PASSAGENS. Você só poderá pagar a passagem do seu animal no check-in no dia da viagem, mas PRECISA deixar reservado antes.
  • Particularidades do local: Se você vai vir para algum local do Reino Unido que não a Inglaterra, está aí um bom momento para entrar no site do governo local e ver alguma outra particularidade que seja diferente. Todavia, no site do oficial do governo do Reino Unido tem todas as informações.
  • IMPLANTAÇÃO DO MICROCHIP:
    • Deve ser colocado antes de tudo!
    • Microchipagem do animal somente com produto que tenha um ISO 11784 ou ISO 11785
    • Se depois de todo preparado, mesmo depois dos 90 dias, se o chip não conseguir ser mais lido, é obrigatório começar do zero! #medo
    • Link do Gov.uk sobre microchip aqui
    • Depois de colocar o microchip, já solicite que o veterinário leia o mesmo na máquina de leitura. Assim você já certifica-se que a implantação do chip funcionou.
    • O que eu fiz: Eu aproveitei que meu cão fez a ciurgia do dente e iria estar sedado, e mandei por o microchip. A agulha é consideravelmente grossa para ele (tadinho).
    • Entre no site do fabricante do chip e atualize os dados do animal, assim sempre que seu cachorro for escaniado as pessoas saberão que ele é seu – http://www.backhome.com.br/
    • GUARDE O CERTIFICADO DE MICROCHIPAGEM e OS ADESIVOS!
  • VACINAÇÃO CONTRA RAIVA:
    • Após a inserção do chip, realizar a vacina contra raiva, MESMO se o seu animal já tenha sido vacinado, pois é obrigatório que o chip seja inserido ANTES da vacina.
    • Colar o selo da vacina na carteirinha de vacinação do animal e na carteira precisa conter o nome do fabricante, lote, data de fabricação, data da vacina, data da próxima vacina (booster), carimbo e assinatura do veterinário.

 ESPERA DE 30 DIAS…

  • Esperar 30 dias para que o sistema imunológico do animal consiga atingir uma quantidade mínima de anticorpos exigidos com a vacina contra raiva (0,5 UI/mL).
  • ATENÇÃO: esse prazo de 30 dias é conferido na entrada do Reino Unido, portanto não adianta “passar a perna”. O QUE VALE É O QUE ESTÁ ESCRITO NO PAPEL, e não a sua palavra.
  • Se seu animal já foi vacinado outras vezes, é quase certo que ele vai atingir esse nível. O meu pequeno veio com um nível de 2,60UI/mL.

COLETA DE SANGUE NO 31º DIA APÓS A VACINA

  • Solicitar um exame de sangue pelo veterinário e enviar o mesmo para o Laborório em São Paulo (único Lab autorizado pelo UK no Brasil).
  • Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores – Santana/São Paulo/SP – (11) 3397-8945
  • Seu veterinário vai enviar junto com a amostra do sangue a Requisição de avaliação de anticorpos antivírus da Raiva. É importante que o veterinário que não esteja acostumado com esse tipo de procedimento (e até você para certificar-se que ele vai fazer certo), leia toda a explicado do Lab de SP que se encontra aqui.
  • O que eu fiz: eu liguei para o laboratório e confirmei se eles ainda estavam autenticados pelo Reino Unido (vai que o site está desatualizado! We never know!), além disto solicitei o preço do exame, e informações extras sobre o processo.
  • O exame demora uns 40 dias úteis para chegar, e o resultado sai em português, inglês e espanhol
  • A data da vacina é considerada dia ZERO, por isso o exame de sangue deve ser feito 31 dias depois.

QUARENTENA DE 90 DIAS NO BRASIL

  • A PARTIR DA COLETA DO SANGUE conte 90 dias para seu cão estar pronto para viagem. Vou dar um exemplo abaixo para ficar mais fácil:

14 de outubro de 2014 – microchip + vacinação

15 de novembro de 2014 – coleta de sangue para enviar ao Lab de SP

16 de fevereiro de 2015 – animal habilitado para viajar

  • ATENÇÃO! O dia da coleta do exame de sangue é considerado dia ZERO! É a partir do dia seguinte da coleta que você vai começar a contagem dos 90 dias, ok?
  • A quarentena significa somente que seu cão não pode vir para o Reino Unido, ou seja, ele pode passear na rua, viajar dentro do Brasil, …

DURANTE A QUARENTENA

  • Aproveite o período durante a quarentena e marque um horário com antecedência na VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional) mais próxima. Você pode encontrar clicando aqui. Tudo sobre o CZI (o documento mais importante para a viagem) eu falo mais para baixo.
  • Aproveite também para comprar a casinha de transporte, pois se comprar pela internet leva uns dias até chegar. Tudo sobre a casinha eu falo mais abaixo.
  • Compre as passagens de trem (do CDG para Callais Ville, e de Folkstone para Waterloo), compre o cartão two together (que lhe dá um MEGA desconto em viagens dentro do UK caso você venha com alguém que sempre vai ser seu companheiro(a)), reserve e pague o translado de taxi, faça uma recarga no seu Oyster. Tudo sobre os translados eu falo mais abaixo.

3 DIAS ANTES DA VIAGEM

  • Então seu cão já está com o resultado do exame de sangue acima de  0,5 UI/mL! Ele também está em plena saúde e habilitado para viajar (passou a quarentena), o próximo passo então são: 1) tapeworm (remédio de vermes), 2) remédio para pulgas e carrapatos (o Reino Unido não exige, mas é sempre bom proteger seu cãozinho), 3) atestado de saúde feito pelo veterinário, e 4) Certificado de Zoonoses Internacional (CZI) expedido pelo Ministério da Agricultura.
  • TAPEWORM (contra tênia):
    • O animal precisa tomar um remédio contra ECHINOCOCCUS SP (Echinococcus multilocularis), e o remédio precisa ter o principio ativo chamado PRAZIQUANTIL. Encontrei os remédios chamado MILBEMAX e o ENDOGARD que se encaixa no que eles exigem.
    • Precisa constar no atestado do veterinário e no CZI que o animal foi medicado com este produto e precisa conter as seguintes informações nos documentos: nome do produto, nome do fabricante, data de fabricação, data e hora da aplicação (a hora não tinha sido colocada na carteirinha, então no dia do CZI a senhora que me atendeu colocou o horário anterior ao que foi feito o atestado do veterinário), carimbo e assinatura do responsável pela aplicação (eu mesma dei o comprimido, comprado no petshop, e o veterinário depois escreveu na carteirinha de vacinação e no atestado que o animal tinha tomado o medicamento).
    • ATENÇÃO!! O remédio não pode ser dado menos de 24 horas antes da chegada ao UK e não mais que 120 horas. Por isso, o ideal é dar 3 dias antes da viagem, até porque é um medicamento forte e você não sabe como seu animal vai reagir.
    • Como eu fiz: foi dado remédio na noite anterior do horário marcado no aeroporto. O meu cachorro tinha que passar no petshop dia 7 às 8h e estar no aeroporto às 10h. Um dia antes a veterinária certificou que o microchip ainda estava funcionando e deixaram tudo organizado para ela imprimir o atestado com a data do dia 7 (o atestado dela era digitado pelo computador e saia a data automaticamente). Acontece que no meio da noite do dia 6 para 7, algumas horas depois de dar o remédio, meu cachorro começou a ficar com umas bolas embaixo da pele, e foi piorando… Ele teve uma alergia horrível ao remédio ENDOGARD, e entrou em choque alérgico! Só Deus sabe o quão horrível foi aquela noite. Ele corria de um lado para o outro, colocando a língua para fora, parecendo não conseguir respirar… horrível! Por isso, ANTES de dar esse remédio CERTIFIQUE-SE QUE SEU ANIMAL PODE TOMAR ESSE MEDICAMENTO! Depois de ter começado a alergia, eu fui ver na bula do remédio pela internet e EXISTEM RAÇAS QUE NÃO PODEM CONSUMIR ESSE MEDICAMENTO, E QUE PODE SER FATAL!
  • ATESTADO DE SAÚDE FEITO PELO VETERINÁRIO
    • Vá ao veterinário não mais que 72 horas do embarque, e solicite o ATESTADO DE SAÚDE do seu animal.
    • Nesse atestado o veterinário deve inserir:1) Todos os dados do animal: nome, raça, data de aniversário, cor do pêlo, etc;2) Todos os dados do remédio contra echinococcus sp, incluindo: nome do produto, do fabricante, data de fabricação, data e hora da aplicação;3) Dados da microchipagem: número, marca, ISO, data de aplicação4) Dados da vacinação contra raiva: , data de vacinação, data de fabricação, nome do produto, numero do lote, data para a próxima vacina (‘booster vaccination’)5) Escrever que atesta a plena saúde do animal6) Nome completo do veterinário; da clinica, endereço da clinica com telefone; CRMV; carimbo e assinatura com a data.
    • Como sou neurótica, eu fiz um modelo para o veterinário copiar (e ela acabou usando o texto da parte do tapeworm!), caso queira – Modelo Atestado de Saúde Pet. A mensagem sobre o tapeworm a veterinária escreveu no atestado de saúde, mas ela também colocou na carteira de vacinação dele as informações que o UK exige.
  • CZI – Certificado de Zoonoses Internacional (O documento mais importante)
    • Agende com antecedência um horário com a VIGIAGRO para realizar o CZI (Certificado de Zoonoses Internacional).
    • ATENÇÃO!! Você só poderá realizar o CZI após 90 dias da coleta do exame de sangue, pois é quando o animal já estará pronto para viajar.
    • Após retirar o ATESTADO DE SAÚDE, vá na hora marcada na VIGIAGRO e leve os seguintes documentos ORIGINAIS E DUAS COPIAS:
      • 1) Comprovante de aplicação do CHIP (levar atestado e adesivos) – a senhora que atendeu no aeroporto, não colocou o adesivo no papel do CZI, mas copiou o número. O problema disso é que ela poderia ter copiado o número errado, e aí já era! Eu pedi pra conferir o CZI logo depois que ela imprimiu (ali na frente dela mesmo), número por número, data por data (de tudo!), pois vai que ela inseriu algo errado!
      • 2) Carteira de vacinação em dia (com a vacina da raiva e os dados do remédio contra tapeworm) – mandei trazer só a carteirinha de vacina nova, uma que a veterinária fez só com a nova vacina da raiva e o tapeworm
      • 3) Laudo da sorologia Anti-rábica (que veio de SP);
      • 4) Atestado de saúde do animal emitido em menos de 72 hrs – ela conferiu o atestado, data por data, e se tinha dados da vacina da raiva e do tapeworm (ainda bem que fiz o modelinho rss)
      • 5) Comprovante do embarque 
      • 6) Endereço no local de destino – mesmo indo pra França e dormindo lá, eu pedi pra colocarem um endereço aqui de Londres
      • 7) Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia (Formulário XXIX do Manual da Vigiagro) impresso e preenchido – eu tinha várias dúvidas na hora de preencher, então algumas coisas deixei em branco e preenchi lá mesmo.
    • ATENÇÃO!! Confira todos os dados com o papel que o pessoal da Vigiagro imprimir!! Um erro pode fazer com que seu animal não possa entrar na França e/ou Reino Unido.
    • ATENÇÃO!! O CZI não pode ser emitido mais que 10 dias antes da viagem e tem uma duração de 4 meses. O que eu vou fazer é um passaporte para meu cachorro, para usar depois do prazo do CZI.
    • Eu tinha impresso uma declaração obrigatória para a entrada de animal no Reino Unido chamada de “declaration of non commercial movement”. É basicamente um papel que diz que você não vai dar ou vender seu animal para alguém quando chegar aqui e está disponível no site da DEFRA-UK. Todavia, a última folha do CZI para o Reino Unido já vem essa declaração, onde você (que vai viajar com o cachorro) precisa assinar.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Blogs que li antes do processo de preparação psicológica:

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Enfim, espero ter ajudado!

Corre lá para a PARTE 2 pra continuar a acompanhar e receber mais dicas!

Lena =)

74 Respostas para “Como trazer seu cão para o Reino Unido na cabine [Parte 1]

    • Oi Fê! Fico feliz! Tais pensando em trazer teu baby para o UK também?
      Se tiver qualquer dúvida posta aqui! Eu tive tantas e muita gente me ajudou durante o processo, e foi essencial para tudo dar certo. Espero poder retribuir! =)

      Curtir

  1. Olá, tudo bem?
    Fico feliz em ver que você conseguiu trazer seu bichinho na cabine, e fez o roteiro via França – eu considerei essa hipótese, mas a logistica tava complicada, ainda mais com malas junto. E também porque eu sabia todo o processo de viagem até a França, mas o trecho de trem ou balsa para a Inglaterra eu não conseguia descobrir como ia ser, e tinha receio de dar algum pepino ou uma documentação extra, e eu lá com duas gatas + mudança + tudo!
    Que bom que deu certo! 🙂
    Vou indicar seu post para o pessoal que pergunta via França, porque eu também não sabia!
    Excelente post! E obrigada pela indicação!

    Curtir

    • Oi Clarissa! Obrigada pelo comentário! Pelo visto você também já trouxe o seu pequeno(a), certo? Eu não considerei a balsa, porque se for utiliza-la o cão deve ficar sozinho na parte onde fica os carros. Você pode até visita-lo, mas eu não queria isso. Além de que o trajeto por balsa demora MUITOOO mais! Pelo Eurotunnel são míseros 20 minutos, e você nem sente que está por debaixo de toda aquela água! =) Obrigada pela indicação! Espero que seja útil para todos.

      Curtir

  2. Oi Lena!!! Adorei o seu blog!! Estou de mudança para Inglaterra tbm, e é muito complicado conseguir informações sobre, especialmente quando vc vai com seu cachorrinho!! Estou fazendo o processo sozinha, coloquei o chip na minha cachorrinha e vacinei hoje ela! O que me deixou nervosa foi uma coisinha… Como eu vacinei hoje, dia 20/05, agendei a sorologia pro dia 20/06 – sábado! No post vc fala de 31 dia!! E agora???? Sera que vou ter algum problema???

    Curtir

    • Oi Camilla, tudo bom? Obrigada por comentar aqui. Sei o quão aguniante é trazer cachorro para Inglaterra, mas acredita todo o esforço vai valer a pena. Você vacinou a sua cachorrinho no dia 20, certo? Você precisa entender que o dia da sorologia é considerado dia 0 e não 1. Eu não entendi uma coisa, você agendou a sorologia para o dia 20/06? Ou seja, você vai tirar o sangue dela dia 20/06 é isso? Eu sugiro que você mude o dia da coleta. Como quem vai fazer isso é o veterinário, não tem motivo pra você não mudar. Se não mudar, ela não vai poder entrar. Por favor, altere isso. Você precisa entender que ao entrar no Reino Unido, isso é a PRINCIPAL coisa que eles vão olhar. Eles olham o Microchip e as datas das vacinas, e a data do tapeworm!! Me responde aqui pra eu poder ir te ajudando! =)

      Curtir

      • Lena!!! Muito obrigada!!! Vou alterar sim… O problema maior, é que dia 20/06 cai num sábado, consequentemente 21/06 é domingo, e não há atendimento na clínica! Agendando para a segunda, ela vai tirar o sangue depois de 32 dias… E ai???? Eu deveria ter tido mais cuidado com o calendário… Será que terei que refazer tudo?? Tadinha da minha Dorotéia!!!!!!

        Curtir

      • Oi Camilla! Ela não pode fazer o exame ANTES de 31 dias entende? Depois disso não tem problema. O meu se eu não me engano fez em 34 dias. Olha o que está escrito no site oficial “your pet must have a blood test 30 days after the rabies vaccination (the date of the vaccination counts as day 0, not day 1)” https://www.gov.uk/take-pet-abroad/rabies-vaccination-boosters-and-blood-tests

        Eu sugiro que você ligue para o centro em São Paulo que vai analisar o sangue dela e tire todas as suas duvidas. Eles sabem os procedimentos. O telefone está em: https://perdidosemlondres.wordpress.com/2015/04/13/como-trazer-seu-cao-para-o-reino-unido-na-cabine/

        Curtir

      • Bom dia!!!
        Estou seguindo suas dicas para trazer minhas cachorrinhas!
        A questão é quase a mesma, elas foram vacinadas no começo de Dezembro la pelo dia 8 e foram coletados o sangue somente dia 26 de janeiro! Passou 30 dias fiquei bem preocupada! Estou indo agora em Abril busca-las…. uma é grande e virá no comprtimento de cargas e a outra comigo na cabine. Que preocupação e nervosismo!
        Adorei suas dicas vou imprimir o documento de atestado de saúde para garantir!
        Ah, sobre vermífugo ele não é obrigatório né?!
        Você simplificou muito este assunto confuso!
        Obrigadaaa

        Curtir

      • Aline, o tapeworm é sim obrigatorio. Como expliquei bem em um dos 4 posts (leia tudo com mta atençao..vai ajudar muito) o vermifugo tem que ser dado nao menos que 24hrs antes da chegada no UK e nao mais que 120hrs. Isso é e a raiva sao as coisas mais importantes, aliadas ao correto numero do microchip.

        Curtir

  3. Pingback: Londres é bom pra cachorro! |·

  4. Oi Lena adorei seu blog realmente esta super completo, morei por 2 anos em Londres mas acabei voltando pro Brasil, mas agora estou voltando novamente pra Inglaterra estou iper feliz mas super preocupada porque agora tenho duas shitzus que nem consigo pensar em deixa-las, me tire uma dúvida elas já fizeram vacinas contra a raiva antes pq elas tem mais de dois anos e tambem já apliquei os micrichips no ano passado (padrão europeu), pelo que entendi é importante seguir os prazos minimos è una sequencia rigorosa mas existe um limite de tempo pros seguimentos? Ainda não tenho uma data marcada pra viagem mas acredito que será daqui uns seis meses, será que como elas já tem o microchip posso fazer as vacinas agora esperar os 31 dias fazer a coleta de sangue pro exame mesmo sem saber a data da viagem? Me parece que após os 90 dias da quarentena desde que nunca mais eu atrase nenhum dia a vacina, não será mais preciso refazer a sorologia? É isso mesmo? Fico preocupada com medo que por um erro bobo me barrem na entrada da Inglaterra…..que pavor!

    Curtir

    • Oi Patricia! Que legal que você gostou do blog. Eu o abandonei um pouco porque estou aproveitando muito a estadia dos meus pais aqui, mas logo logo já pretendo voltar a postar MUITAS coisas legais, principalmente pra quem tem dogs =) Vamos as respostas as suas perguntas:
      1) primeira coisa que você precisa saber é que a raça do seu animal dificulta a locomoção em algumas aeronaves, pois algumas cias não permitem cachorros com o fucinho achatado. Então antes de mais nada, antes de começar a ver qualquer coisa com datas, pesquise a parte do transporte.
      2) Você pode levar 1 animal por pessoa na cabine, e dependendo da cia aerea tem limite de animal por voo. Entao se você for sozinha, por exemplo, vai precisar despachá-los (que nome feio).
      3) O que o UK não quer é que você dê a vacina e DEPOIS coloque o chip: isso eles não permitem! Como você já tem o chip, acredito que o procedimentos seguintes de vacina, espera, teste, etc, podem ser seguidos normalmente (o melhor é entrar no site oficial do UK que eu coloco lá no link do post e confirmar).

      Não importa por onde você entrar, eles não vão querer saber sobre as suas desculpas do pq não seguiu corretamente, entende? O importante é o que está escrito no papel, e o numero do papel bater com o numero do chip na hora do scaneamento. Outra dia, sempre olhe o site do UK porque eles ADORAM mudar as coisas do nada.

      Espero que ajude!
      Boa sorte! =)

      Curtir

  5. Lena, parabéns pelo post.
    O melhor que já ví sobre esse assunto
    Acho que a opção de trazer na cabine pela França é muito mais economica e confortável do que direto para o Reino Unido, pois esta segunda opção teria um adicional do despachante do Brasil e mais o despachante na Inglaterra>
    Queria saber mais algumas coisas:
    -Para embarcar no eurostar qual foi o procedimento?
    O que eles exigem?
    -Na entrada na Inglaterra, quel foi o procedimento?
    O que eles exigem?
    -Caso eu vacine minha gatinha no dia 1 terei que colher o sangue no dia 30. Correto?

    Muito Obrigado,
    Anderson

    Curtir

    • Oi Anderson, obrigada pelo carinho. Seguinte, para trazer o cachorrinho ou gato na cabine, primeiro voce precisa ver se ele se encaixa nas normas da empresa aérea, ok? Tenha ctz que ele(a) + o tamanho da caixa transportadora (flexível é melhor dentro da cabine) são adequados.

      Em relação as suas perguntas:
      1 – o EUROSTAR não aceita cachorros ou gatos, somente para pessoas com deficiência. O que você tem duas opções a) pegar o TGV/TER de Paris até Calais e de lá pegar um taxi até Folkstone e em Folkstone pegar o Southeastern pra Londres (ou sei lá para onde você vai). OU b) alugar um carro em Paris e seguir a viagem até seu destino (esse é mais caro, pq alugar um carro num país e entregar em outro é uma pequena fortuna).
      2 – Não existe procedimento no UK, e sim no território francês, na cidade de Calais. Como eu falo no post, é nessa cidade, antes da entrada do Eurotunnel (que é diferente do Eurostar, acho que foi ai que voce se confundiu) você vai entrar num estabelecimento que vai conferir o chip e as documentações (que eu comento no blog)
      3 – em relação a esse procedimento de vacinas, coletas, etc, a partir de agora é melhor você conferir no site do UK porque eu ouvi boatos que o Brasil ia parar de aceitar coletas para fazer a sorologia. De qualquer forma, QUALQUER informação que eu tenha escrito no meu blog, é de EXTREMA importância que você confira nos sites oficiais, ok? Esse blog é um relato da minha vida e das minhas experiências, tudo o que eu escrevo hoje, pode não ser mais atualizado (apesar de eu sempre conferir e receber msgs de pessoas me avisando sobre atualizações). Espero ter ajudado um pouco =)

      Curtir

  6. Oi Lena, eu e meu marido estamos nos preparando para viajar para Londres com nossa cachorrinha Marmota, e seu blog está sendo ótimo para nos tranquilizar com esse tanto de detalhes! Uma dúvida que tenho é o seguinte: o nome do proprietário que consta dos documentos que serão apresentados tem que ser, necessariamente, o nome da pessoa que vai viajar com o cão? Porque talvez eu tenha que ir antes do previsto (vou a trabalho) e meu marido fique para esperar os prazos para levar nossa cachorrinha. Então gostaria de saber em nome de quem seria melhor fazer toda a documentação. O que você acha?

    Curtir

    • Oi Isabela! Quen bom que voce vai trazer sua cachorrinha junto! Ela vai ser muito feliz aqui. Escuta, antes de mais nada eu lembro que fiz os posts no inicio do ano entao, por favor entre nos sites oficiais pra conferir se nada mudou,ok? Outra coisa que reforço é que se seu marido vier sozinho, deixe-o com o menor numero de malas possivel! Trazer o dog cansa e como tem que ser carrefado dentro da malinha é mais uma coisa pra carregar (especialmente se voce vier de trem). Olha, o que eu lembro (porque já faz um tempo) você tem que por o nome da pessoa que vai viajar no papel. Até porque precisa ser assinado aquela folha de “declaration of non comercial movement” que coloquei no final da Parte 1 dos posts. Mass tira essa dúvida com o pessoal do CZI porque eles vão saber certinho 😊 boa sorte viu! Me conta depois como foi? 😉 bjs

      Curtir

  7. Pingback: Quanto custa manter um cachorro em Londres? |·

  8. Lena, Lena, Lena… Sucesso seu blog e as informações passadas.
    Obrigada pelo seu altruísmo e iniciativa. Muitas bênçãos em sua vida, muitas felicidades.
    Abraço!

    Curtir

  9. Olá Lena! Me chamo Fernando Cysne, estou voltando para Londres e dessa vez meu pet esta indo comigo, estou com quase tudo pronto, falta só fazer as reservas na companhia e emitir o CZI, mas estou com uma grande dúvida, pois bem, sou de Fortaleza e aqui temos voos para Frankfurt pela Condor e de Frankfurt para Londres com a Lufthansa, provavelmente irei fazer essa rota já que a Lufthansa é autorizada a levar animais para Londres, gostaria de entender porque você escolheu essa rota e meios de transporte, porque dormiu em Paris? Foram motivos particulares? Ou você leu algo no UK government website que eu não tenha lido ainda! Eu já li aquilo de trás pra frente, mas acho que agora vou ter que entrar em contato com as companhas aéreas. Porque estou em dúvida se posso comprar a passagem no site da Condor até o destino final ou se terei que compras os trechos separados.

    Se poder me ajudar ficarei muito grato!

    Xx

    Curtir

    • Fernando, obrigada pelo seu comentário. Eu não cogitei despachar meu animal. Eu queria que ele viesse comigo 100% do tempo. Então eu optei por ir por Paris porque nenhuma cia aérea é autorizada a chegar no UK com animais na cabine. Como eu não cogitei isso eu nem fui atrás de como trazer o animal despachado via carga. Se tiver mais alguma dúvida me avise! Abraços!

      Curtir

  10. Oi Lena, estou na Italia com meu yorkshire (4kg).
    Fiz todo o procedimento no Brasil (microchip, vacina, sorologia, quarentena e czi), porém agora preciso ir para Londres, e estou vendo que não posso levá-lo na cabine do avião.
    Você sabe alguém que levou da Italia para Londres?
    Pois o preço que vi para levar como carga achei muito caro, 850 euros. Trouxe do Brasil a Italia por 200 dólares.
    Obrigado.

    Curtir

    • Oi Wellington. Você não pode pegar o vôo até Paris e fazer o que fiz? Não esqueça que pra entrar no UK seu cachorro precisa ter o tapeworm em dia ok? Em relação ao envio da Itália eu não sei de ninguém não. ; ( espero que dê tudo certo! Depois conta aqui como foi. Abraços

      Curtir

  11. Oi Lena,
    Seu post me ajudou muito a considerar a opção de levar o meu gato para Manchester via Eurotunnel. Havia pensado em levá-lo via ferry (Hook of Holland-Harwich), mas acho que será muito cansativo para ele. Qual empresa você usou para fazer o traslado de táxi?
    Uma pergunta: vi que você foi fazer o seu doutorado em Londres. Por acaso, foi via CNPq/Capes? Foi tranquilo prestar contas das passagens seguindo esse trajeto? Como no regulamento eles mencionam somente passagens aéreas, fiquei encucada deles implicarem na hora do envio dos comprovantes de embarque.
    Muito obrigada pelo passo-a-passo! Será bastante útil para a gente! 😉
    Beijocas!

    Curtir

    • Oi Vanessa, tudo bem? Sim meu PhD é pelo CNPq. Eu vim direto pra Londres em Janeiro. Meu cachorro só veio em Março. Então não sei se o CNPq aceita essa passagem pq ele veio em outra epoca entende? Eu, sinceramente, acho complicado vir direto com o cachorro se você não viu ainda apto. No sentido que, talvez se pegar um airbnb antes que aceite cachorros.. talvez! É bem chatinho no inicio pq voce ve mtos aptos por dia.. e nem todos talvez vão aceitar cachorros =( A empresa de taxi que eu coloquei lá no blog.. acho que o nome é Folkstone Taxi & Co. o site é http://www.folkestonetaxi.com/

      Curtir

      • Obrigada, Lena pelas informações! Então, estamos planejando pegar um AirBnB por duas semanas (já vimos algumas opções que aceitam animais). Nesse meio tempo, procuramos apartamento. Como o nosso gato é bastante grudado na gente (e a gente nele rs), queríamos levá-lo junto. Claro, se for prejudicial para ele (ainda mais com essa questão do apartamento), nós consideraremos levá-lo depois que já estivermos ajustados.
        A opção de ir pelo Eurotunnel parece a menos cansativa para animais.
        Quanto ao CNPq, eu achei que você tivesse ido de uma vez só com o seu cachorro.
        Mais uma vez: obrigada por compartilhar a sua experiência!
        Beijocas!

        Curtir

  12. Oi tudo bem?
    Vou me mudou para Londres com meu marido. Estamos em desespero, pois temos uma bulldog francês de 3 anos. Ela é minha vida, meu tudo. Estamos muito confusos quanto a todo esse processo, e por ela ser fucinho achatado. Precisa pagar uma transportadora?
    Seria melhor eu entrar em contato com a lufthansa ? Estou em desespero e já chorei muito. Tenho medo de não dar certo .

    Curtir

  13. Tenho um a dúvida!
    O remédio contra verme tem que se dado entre 24 horas e 72 horas antes do voo, certo?
    Então como você levou um atestado de saúde no CZI falando que seu cão já tinha tomado esses remédios. Eu não entendi direito.
    Obrigada

    Curtir

  14. vocês saberiam sobre a possibilidade de fazer a sorologia da raiva em laboratório credenciado pela UE fora do Brasil (no caso, o mais próximo seria o Chile)? Viajo em cerca de 3 meses e não há previsão de retorno dos testes no laboratório da Zoonoses de SP… Estou meio desesperada!

    Curtir

    • Oi Isabela! Olha a primeira coisa a fazer (e logo) é pedir pro veterinário do teu animalzinho pra te indicar isso. o que você pode tentar é pedir pra ele ver qual patologista veterinário faz as análises das amostras que ele manda..provavelmente é através do patologista que a amostra pode seguir para o Chile (segundo você disse esse é o país mais perto,certo?). Outra coisa que iria fazer..se eu estivesse na sua situação..é ligar pro laboratório do Chile e ver com eles como proceder. Cada laboratório tem suas regras e talvez conferir no site deles também. Caso o Chile não consiga mandar a amostra a tempo ..tente outro país. É importante você lembrar da quarentena ok? Boa sorte! Estou torcendo

      Curtir

  15. Boa tarde, estou morando na Italia a um mes, deixei meu filhinho de 4 patas pois nao deu tempo do processo dele estar pronto, iniciei ainda no Brasil e meu filho deu continuidade, estou com o coração na mão com medo de dar alguma coisa errada no processo, ja li umas 10 vezes essa materia, me ajudou muito no processo e ainda faltam 2 meses para completar os 90 dias, mas se Deus abençoar vai dar td certo, estou anciosa esperando o reencontro dele na Italia..bjs e Obrigada pelas informações…

    Curtir

    • Marta obrigada pelo carinho. Olha..qualquer outro país da Europa é muito mais tranquilo que o UK. Acredito que todos os países da Europa aceitam que o cachorro chegue na cabine…acho que só o UK mesmo que não permite. Enfim boa sorte e fique tranquila. Sempre que tiver dúvidas leia o documento oficial da Itália em relação a animais e também mande email aos órgãos oficiais. Ninguém melhor que eles pra responderem suas dúvidas certo? Um abraço

      Curtir

  16. Boa noite Lena! E parabéns pelo seu post! Me ajudou a ficar mais tranquila em relação à minha viagem. Eu vou mudar para Londres em Agosto e tenho dois yorkshires, inclusive uma nasceu aí e eu a trouxe para o Brasil quando ela tinha um ano e faz seis anos que estou morando aqui. Não sei se você pode me ajudar… ela já tem o microchip que foi colocado em 2009 logo que ela nasceu em Londres mesmo, então será que não vou mais precisar pôr nela novamente? E outra dúvida é que você disse que raças com focinhos achatados não são aceitos por algumas companhias, é isto? Será que eu não consigo levar meus bebês por causa da raça? Me ajuda se puder, pois estou desesperada e já vou começar a ir atrás semana que vem para levá-los comigo.
    Desde já obrigada pela atenção!

    Curtir

    • Oi Roberta! Obrigada pelo carinho da mensagem. Se ela já tem o chip..não precisa ser chipada. Pelo o que eu saiba o que ela precisa é ter o chip que é aceito aqui (confere no site do governo uk que eu coloco lá no post se o chip dela está dentro daqueles aceitos agora aqui..acho difícil ter mudado mas nunca se sabe). De qualquer forma.. você fez o passaporte dela aqui? Se sim faz bastante diferença..se não acredito que tenha que iniciar todo o processo de vacina da raiva e envio do sangue para o laboratório..etc. O melhor a fazer é tirar essas dúvidas específicas com o órgão específico do governo uk..eles respondem relativamente rápido o email. Em relação ao focinho…Yorkshire não tem focinho achatado. o que eles consideram é tipo o focinho do shitzu sabe? Um forte abraço.

      Curtir

  17. Oi Lena, escrevi pra vc no ano passado, e todas as informações que vc me passou foram muito importantes para fazer a documentação da minha Dorotéia…. Porém ela acabou ficando no Brasil e eu vindo ano passado mesmo pra Inglaterra…
    Mas… Super feliz em dizer!!! Ela está vindo pra cá dia 25/04!!! Só estou com uma dúvida… O remédio de vermes… Pedi para meu sogro, que está cuidando dela, comprar o Milbemax, porém o que está me deixando confusa é o fato de ter 2 comprimidos, e na instrução diz que tem que dar um comprimido e depois de 15 dias outro!!! Então…. Dou o primeiro comprimido 3 dias antes dela chegar aqui e depois… Compro aqui e dou outra dose?? Como vc fez???

    Curtir

    • Camila..o importante é o que a veterinária escreve eo que o pessoal do CZI escreve entende. Mas por favor de um comprimido que ela esteja acostumada a tomar..Meu cachorro teve uma alergia horrível quase morreu ..não lembro agora qual remédio que dei..mas acho que escrevi no blog.. boa sorte e tudo de bom!!

      Curtir

      • Muito obrigada!!!! Escolhi o milbemax exatamente prq o outro que vc escreveu deu alergia no seu cachorrinho…. Pedi pro meu sogro encaminhar toda a documentação dela e a caixa do remédio para a Thaís da MMCargo, e eles vão fazer todo o procedimento, desde o atestado, CZI…. tudo!! Como não estamos aí e meu sogro não está em São Paulo, a Thaís vai me ajudar com essa ultima parte!!!!
        Eu só tenho que te agradecer, prq foi com o teu blog que tudo isso está se tornando realidade, com todas as informações que vc colocou!!!! Muito obrigada de coração!!!!! E em 20 dias minha Dorotéia chega!! Xxxx

        Curtir

      • Oi Camila..não entendi..ela vem no bagageiro? Pra vir por carga eu acho que deve ter algo a mais quando chega por aqui..ela vem direto pro UK por carga? Por favor confira certinho isso ok? o meu veio na cabine..e fez o processo todo do voo como se fosse um ser humano..quando vem por carga tem que parar num estabelecimento do aeroporto..o animal sai da aeronave e vai direto pra esse lugar..nem sei como é..enfim confira direitinho. Que bom que ajudei..mas como sempre digo..conferir no site oficial é sempre importante porque pode mudar ou ter mudado desde quando ele veio. Um abraço!!

        Curtir

      • É Lena, infelizmente ela vem no bagageiro… 😭😭 ela é uma dachshund, e pelo comprimento, ela tem que usar uma caixa de transporte maior que não é aceito para viagem em cabine! Já passei noites acordada, pensando nisso…. Mas não tem como fazer, é a única maneira de trazer ela!!
        Estou sempre vendo o site oficial, mas algumas informações pergunto pra ti prq vc já passou por isso tudo. A documentação é a mesma pra cabine e pra levar ela embaixo… Contratei a MMCargo, que foi a melhor recomendada por outros blogs, como dondeandoporai…. Como não estamos no Brasil, tem que ser transportadora mesmo! Mas eles estão me dando todo suporte necessário, incrível o serviço deles, Salgado, mais vale a pena… E tbm estou acompanhando a página deles no FB, assim vejo todos os animaizinhos que eles trazem e levam no mundo inteiro!! Agora é rezar todos os dias e esperar o dia 26 chegar pra ter minha princesa aqui!!!!!! Xxx

        Curtir

  18. Oi Lena!
    Você sabe se o exame de raiva tem validade?
    Fiz o processo o ano passado mas houve mudança no destino e agora vamos para Londres novamente.
    Obrigada, Cassia

    Curtir

    • Cassia se você vier pra cá pela primeira vez e seu animal não tem o passaporte feito aqui na Europa o CZI tem validade só de 4 meses (se eu não me engano). Acredito que fazendo o chip, vacina, sorologia na ordem correta e tendo os comprovantes dos intervalos e o restante da documentação..talvez o pessoal do CZI faça a documentação sem problemas. Uma coisa importante é que a sorologia perde a validade se você passar o prazo da próxima vacina. Por exemplo..se você deu a vacina dia 11/maio/15 e ela vence dia 11/maio/16 e você deu a nova vacina dia 12..já era..Aqui no uk eles não aceitam..pelo menos foi isso que o veterinário do meu cachorro que fez o passaporte dele e atualiza as vacinas me falou. De qq forma você deve mandar um email para a agência do governo responsável por Pet travel daqui e perguntar. Eles sempre respondem.

      Curtir

  19. Cara Lena. Adorei os seu blog, muito útil. Me tira uma duvida. Para entrar com a minha cadela no UK, após cumprir todos os procedimentos pré embarque, ao chegar lá ela ainda precisa de ficar em quarentena? Pergunto isso porque há vários anos (cerca de 15 anos atrás) um amigo meu levou o cachorro dele para a Inglaterra que teve que ficar em quarentena lá por muito tempo, o que foi muito doloroso para ele e para o animal.

    Curtir

    • Caro Delfos. Obrigada pelo carinho. Como comento na 1a parte do blog, essa qusrentena realizada no UK parou de ser realizada a um bom tempo. A quarentena agora pode ser feita no Brasil, isto é: espera de 90 dias após a coleta de sangue (que é feita apos o periodo de espera da vacina da raiva). Eu comento tudo em 4 posts. Apos ler esses posts e ainda tiver duvidas volte a contactar.

      Curtir

  20. Ola uma duvida, sabe me dizer se consigo entrar na UK via paris , e levar o gato via porão ?
    saberia me informar se posso levar de paris a Londres, sendo via porão, já fiz este trajeto no porão Brasil x Italia, e agora gostaria de ir a paris e paris Londres..
    os docs esta tudo em dias e já tirei o passaport dela aqui na Italia.

    Grato
    Marcelo

    Curtir

    • Não é permitida a ida de nenhum animal mais no UK por avião comercial, seja no porao ou na cabine, somente como carga, por empresa contratada!!

      Curtir

      • Jirlene. É importante sempre voce verificar o site oficial do gov UK. Eu acabei de verificar e o que acontece é que pra vir para o UK nenhuma cia aerea brasileira tem permissao. Isso é diferente de ter a entrada permitida entende? A Luftansa e a Iberia por exemplo tem permissao e elas voam do Brasil. O que voce pode fazer é vir ate a França com seu dog na cabine e daqui de trem ou via cargo pro UK. Veja o que é a opcao mais barata e confortavel pro seu pet 😉

        Curtir

  21. Pingback: COMO TRAZER SEU CÃO PARA O REINO UNIDO NA CABINE DO AVIÃO – PARTE 1 – DOCUMENTAÇÃO NO BRASIL. | oterceiroato·

  22. Lena só para vc atualizar mesmo a ida no porão não é mais permitida pelas companhia!! Somente por empresa de transporte =/ liguei em quase todas e as mesmas informaram a mesma coisa!!!

    Curtir

  23. Oi Lena, tudo bom?

    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo teu post. Tanto ele quanto os outros blogs que tu indicou estão me ajudando muito! Vou levar meu gato pra Londres e, como ele é persa, obrigatoriamente tem que viajar na cabine. Então vou pela França, bem como tu fez. Achei esse documento aqui https://www.gov.uk/government/publications/pet-travel-certificate-for-movement-of-dogs-cats-and-ferrets-from-third-countries que é diferente da declaração que tu cita no final do post. Será que mudou o documento? Fiquei muito perdida, te agradeço se tu puder me dar uma luz. Abraço!

    Curtir

  24. Oi Lena, tudo bom?

    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo teu post. Tanto ele quanto os outros blogs que tu indicou estão me ajudando muito! Vou levar meu gato pra Londres, mas como ele é persa e não pode viajar no bagageiro, vamos pela França, que nem vocês. Eu me deparei com esse documento https://www.gov.uk/government/publications/pet-travel-certificate-for-movement-of-dogs-cats-and-ferrets-from-third-countries mas ele não é o mesmo que tu cita no final do post. Será que ele mudou? Será que devo usar os dois? Fiquei muito perdida. Se tu puder me dar uma luz, te agradeço muito. Abraço!

    Curtir

    • Oi Carla. Seguinte, esse tipo de documento é dado pelo pessoal do CZI, leve uma copia e pergunte pro pessoal la do aeroporto se eles estao cientes da nova versao (verificar que tem dois a serem preenchidos). Ainda nao tinha visto nao, obrigada

      Curtir

  25. Pingback: Passo a passo para levar o seu cachorro para o Reino Unido | Projeto de Mãe·

  26. Ola Lena tudo bom?
    Amei seus posts! Estou me baseando no seu depoimento para levar minha cachorra (a tina) para londres. É dificil, trabalhoso mas vale a pena! Eu nunca morei em londres, entao eu tenho muitas duvidas se eu vou primeiro, fico um tempo la ate me ajeitar, e depois buscar ela. Mas tudo na vida depende de grana! Seria bem mais facil ela ja ir cmg logo de cara, mas sei que passaremos um perrenguinho com malas e ela, e sem saber se vamos conseguir nos manter la. Voce teria alguma dica quanto a isso?
    Ja com a opcao de levar seu cachorro pelo eurotunnel eu achei a melhor opcao mesmo. Mas nao entendi. Pensei que o eurotunnel só era para o trem eurostar. Entao estou errada? Carros como o taxi que vc contratou tb podem passar?
    Pq vc nao considerou “despachar” ele? Ouvi falar do trabalho impecavel do pessoal da lufthansa e que eles sao bem “pontuais”. Mas tbm tenho o problema de nao ter ngm para leva-la da minha cidade pra guarulhos e despachar ela. Muitas e muitas questoes. Outra coisa é sobre gastos mensais com ela. Vc sabe me dizer quanto vc gasta por mes com seu cachorrinho? E se foi facil arrumar um local que aceite pets? Sao muitas perguntas. Estou realmente muito “perdida”. Mas preciso sondar tudo isso antes de considerar embarcar nessa né? Muito obrigada pela ajuda.

    Curtir

    • Bruna! Vamos lá.. muitas perguntas juntas.. vou tentar dividir heheh
      1 – Eurotunnel e Eurostar são coisas diferentes. O eurotunnel é uma passagem construida para ligar UK com França, passam carros, caminhoes, onibus, etc. O Eurostar é uma cia de trem que usa um outra caminho. EUROSTAR não aceita animais!!
      2 – O ideal seria você vir antes, mas entendo que as vezes isso fica inviável. Vir pra cá exige planejamento financeiro FORTE! Você precisa lembrar que pra alugar um apto precisa ter conta no banco, precisa ter referências (ou dar adiantamento grande). Cada agencia funciona de um jeito.. e eu fiz um post uma vez sobre isso.. da uma olhada. Se você tem amigos por aqui.. recomendo alugar um Airbnb que aceita cachorro por mais ou menos 1 mes.. esse tempo voce vai ver qual regiao é melhor.. e conseguir fazer todas as coisas burocraticas
      3- Gasto mensais: eu fiz um post sobre isso tbm.. procura no menu “vida de cachorro”
      4 – Aceitar ou nao pets depende de duas coisas: propriedade as vezes nao permitem (tipo predios que nao permitem cachorro), e landlord não permite (as vezes o dono acha que o cachorro vai destruir tudo kkk vale a pena provar isso pra ele.. eu por exemplo sempre coloca na descricao que meu cachorro tem 10 anos e faz todas as necessidades fora). Alem disso, geralmente há uma deposito de segurança a mais por vc ter pet. Tipo nesse apto que estamos alugando agora vou ter que pagar 8 semanas de deposito (esse dinheiro volta pra vc no final do contrato, caso o apto esteja nas mesmas condicoes)

      Espero ter respondido tudo.. caso não.. vai perguntando pq é assim mesmo! Bjao e boa sorte!

      Curtido por 1 pessoa

  27. Oi Lena tudo bem?
    Depois de enviar o exame de sangue e passar os 90 dias o cão estará habilitado a viajar certo. Esse exame tem uma validade? Posso viajar mesmo bem depois desses 90 dias, 2 meses depois por exemplo?
    Ainda não tenho uma data certa para a viagem, o dog já está microchipado e vacinado, já se passaram os 31 dias após a vacina e agora estou em dúvida sobre enviar o exame de sangue.

    Muito obrigada
    Maravilhosa suas dicas,parabéns!!!

    Curtir

    • Oi Daiane. Essa é uma info que nao sei te responder. Mas acredito que o importante é seguir os prazos e ter o comprovante do exame de sangue (alem dos outros docs). Se o exame de sangue comprovou imunidade a raiva, a unica coisa que vc nao pode esquecer é nao deixar passar a validade. Tipo se a vacina eh valida por 1 ano..antes do ano seguinte vc tem que dar o reforço. Aqui no UK, dei a vacina de reforço apos o 1 ano do Brasil, mas a validade das vacinas aqui sao 3 anos. Entao a nova que ele ganhou vai demorar pra vencer eheheh

      Curtir

  28. Oi Lena tudo bem? Vc teria um vet pra indicar em São Paulo? Vc fez todo o processo com o mesmo veterinário? Sou de uma cidade do interior e pensei que seria mais fácil fazer tudo isso em SP com um vet que ja esteja acostumado com o processo. Seu blog é ótimo, estou pensando em fazer o mesmo roteiro com o meu pequeno, ele tem 11 anos e seria mto traumático viajar sozinho. Beijos

    Curtir

  29. oi, Lena! Vc sabe me dizer se são muito rigorosos na inspeção do cão ao chegar na Inglaterra? Tipo, colocam numa mesa e ficam remexendo no bicho ou só olham documentação? Tenho um filha de mais de 12 anos com alergia atópica, câncer e diabética, ou seja, não posso deixar ela aqui no BR já que vamos nos mudar, mas morro de medo que barrem ela, fora que a viagem em si já será um risco.

    Curtir

      • Oi, Lena! Finalmente estamos aqui em Londres. O teu passo a passo foi fundamental! Obrigada! Minha experiência que foi recente confirma que ainda tá valendo tudo que a Lena coloca nos posts. PS: Muito importante o detalhe de colocar no CZI o endereço aqui no UK onde ficarão. A Vigiagro de Porto Alegre não colocou (apenas escreveu Londres) e por muito pouco não ficamos barrados em Callais. A solução foi entrar em contato com a Vigiagro e eles passaram por email o documento. Boa sorte a todos!

        Curtir

  30. Boa noite. Alguém conhece alguém que tenha trazido seu cachorro para UK mas voando para Bruxelas e depois fazendo o resto to percurso por terra? Gostaria de ter algum feedback de alguém que o tenha feito. Obrigada.

    Curtir

  31. Olá, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te agradecer pelo blog, pois graças a ele e suas dicas consegui trazer meu filho de 4 patas comigo o tempo todo.
    Já estamos aqui em Londres a 8 meses e no final do ano queremos fazer uma viagem à Itália e levá-lo conosco, pois não temos coragem de deixar.
    Ele já está registrado aqui no UK e com o passaporte e vacinas em dia, você sabe me informar se podemos ir com ele na cabine pra Itália, ou qualquer outro país da Europa, e retornar para Londres também na cabine?
    Mandei alguns e-mail e eles foram muito vagos nas respostas e pra falar a verdade, dos 3 e-mails enviados, cada um tive uma resposta diferente.
    Mais uma vez muito obrigada!!!
    Beijinhos… Carol

    Curtir

    • Oi Carolina. Seu cachorro pode sair do uk na cabine do aviao se a cia aerea permitir.. pois o reino unido nao liga. Agora voltar na cabine eh impossivel. Somente via eurotunnel ou via navio. É realmente um saco! Nao entendo pq o UK nao permite a volta pela cabine ;(

      Curtir

  32. Boa tarde, tudo bem? Muito obrigada pela informações, estão me ajudando bastante. você poderia me dizer quando você gastou com todo o processo para trazer seu bichinho aqui para Londres? (documentação + vacinas+ remédios+ passagem dele, etc)

    Curtido por 1 pessoa

  33. Boa tarde, adorei seu blog e as dicas estão me ajudando muito. Já fiz toda a documentação pois estou indo viajar para a Itália e levarei meu cachorro junto. Minha dúvida é em relação a viagem de avião entre Itália para Londres. É necessário o CZI – Certificado de Zoonoses Internacional para viagens entre Itália-Londres? Como faço para conseguir esse documento estando na Itália? Obrigada desde já, Att. Carolina

    Curtir

Deixe um comentário